Colunas
Um futuro a ser traçado
Estamos em junho de 2024, um mês que marca um momento especial para Guarujá: celebramos 90 anos de história e iniciamos a contagem regressiva para o centenário de emancipação política da nossa cidade. Este ano é uma oportunidade única para refletir sobre nossas conquistas e, mais importante, planejar nosso futuro.
»» Leia também: Instituo CAE realiza Projeto “Vozes do Movimento”
Guarujá tem muito a comemorar. Nossa cidade é um importante polo turístico, conhecida por suas belas praias e pela hospitalidade de sua gente. No entanto, à medida que celebramos nosso passado, também precisamos encarar os desafios que surgiram devido à falta de um planejamento de longo prazo.
Entramos na década final antes do centenário sem um esboço concreto de desenvolvimento, sem um norte que nos guie rumo a um progresso real e factível. Um exemplo inspirador de como o planejamento pode transformar uma cidade é Maringá. Com uma governança colaborativa e focada, mostrou que é possível alcançar grandes mudanças em uma década.
Nos últimos dez anos, Maringá se destacou por suas políticas eficazes e sua visão estratégica, amplamente apoiada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Este conselho desempenhou um papel fundamental na articulação de projetos que promoveram crescimento sustentável, melhoria da infraestrutura urbana e desenvolvimento social.
Guarujá já aponta o caminho semelhante ao instituir o Condesg – Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Guarujá para coordenar esforços entre o governo, a iniciativa privada e a sociedade civil na construção e implementação de um plano de desenvolvimento estratégico, buscando soluções na infraestrutura, educação, saúde, segurança e sustentabilidade.
Além disso, é fundamental atrair investimentos e parcerias que impulsionem a economia local, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
Estamos em um ano eleitoral, um momento propício para discutir e definir as prioridades para o futuro de Guarujá. Os candidatos devem apresentar propostas concretas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável da cidade. A população, por sua vez, deve estar atenta e exigir um planejamento sério e bem estruturado.
É hora de traçar um plano real de desenvolvimento, para que, em 2034, possamos celebrar o centenário de Guarujá com orgulho e a certeza de que cumprimos nosso dever para com as futuras gerações. O que seu candidato tem a dizer sobre os planos a longo prazo da cidade?
You must be logged in to post a comment Login