Quem planeja viajar no feriado de Carnaval deve tomar a vacina contra a febre amarela até esta quarta-feira (19), especialmente para viagens a áreas rurais ou de mata. A imunização, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado, é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência para garantir proteção.
»» Leia também: Governo anuncia mutirão para redução de filas em cirurgias
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) já registrou 14 casos e nove óbitos em humanos, além de 30 casos em primatas em regiões como Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco. A vacina faz parte do calendário de imunização nacional e segue as seguintes orientações:
- Crianças menores de 5 anos: duas doses (aos 9 meses e 4 anos).
- A partir dos 5 anos: dose única.
- Quem recebeu apenas uma dose antes dos 5 anos deve tomar uma dose adicional.
- Além da vacina, recomenda-se o uso de roupas de manga longa, sapatos fechados, repelente e mosquiteiros para proteção adicional.
Neste ano, o estado de São Paulo recebeu 1,9 milhão de doses da vacina, com mais 6 milhões solicitadas para atender toda a população não vacinada. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre súbita, dores musculares, náuseas, fraqueza e fadiga.
Em caso de sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico imediato.
COMENTÁRIOS