Guarujá em Foco
Válter Suman volta ao cargo falando em trabalho e em cuidar da Cidade
O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), assumiu o discurso de retomada em seu retorno ao cargo, na manhã de ontem. Ele chegou ao Paço Municipal às 10h25, onde foi recebido por servidores e apoiadores, e conversou rapidamente com jornalistas.
“Estou retornando após um julgamento por unanimidade no Superior Tribunal de Justiça, onde cinco ministros corrigiram um equívoco, que promoveu novas medidas cautelares e meu afastamento da gestão. A Cidade não pode parar, e a minha história é de trabalho. Estamos aqui para dar continuidade, tanto nos projetos quanto no cuidar da nossa querida Guarujá”, afirmou Suman.
Na sexta-feira, ele esteve na sede da Justiça Federal, no Centro de Santos, para a retiradada tornozeleira eletrônica. Foi uma das providências autorizadas pelo habeas corpus concedido pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no último dia 15.
Suman reafirmou, ainda, sua inocência quanto às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi um dos alvos da Operação Nácar-19, realizada por Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU) em setembro do ano passado. Teria havido desvio da ordem de R$ 150 milhões das áreas de Saúde e Educação.
“O STJ teve uma decisão por unanimidade”, reiterou o prefeito. “Estaremos sempre dispostos a responder em qualquer instância judicial. Quero ter a oportunidade de defesa. O único momento que tive para me defender num fórum competente foi no Superior Tribunal de Justiça. Não houve conclusão total dos inquéritos, denúncia ou ação decretada”, argumentou.
O prefeito não quis confirmar se revisará alguma medida tomada pela vice-prefeita Adriana Machado (PSD), que comandou a cidade desde o afastamento de Suman, em 29 de março.
Entre elas estão o decreto que instituiu medidas de compliance (política de integridade e de conformidade), pelo qual Guarujá foi pioneira na região a adotar esse mecanismo, além da Revisão de contratos que estão sob investigação.
“Eu prefiro não comentar esse aspecto. Meu foco é o trabalho. Muita coisa ficou travada, parada, e a gente tem que retomar. Alguém que teve uma reeleição com, basicamente, 80% dos votos da Cidade, isso requer o cuidar, e é o que a população deseja”.
Suman confirmou que faria, ontem à tarde, uma reunião com o secretariado para “tomar ciência” sobre o panorama da Administração Municipal. “Foram 75 duros dias. Um calvário difícil que eu passei. Agora, é cuidar da Cidade, da parte de zeladoria. Várias pautas ficaram represadas enquanto fiquei ausente”, declarou.
Válter Suman elencou prioridades na sua volta à Prefeitura. Segundo ele, apesar da aposta em cuidados na Saúde e na Educação, o Município “tem sempre coisas grandes a acontecer”. “Estaremos sempre alinhados às demais cidades da Baixada Santista. Temos a questão portuária, a retroportuária, ligação seca. Enfim, o Estado está muito presente nas mudanças necessárias que estão acontecendo. Mas o social sempre é o foco”.
Com informações de A Tribuna
You must be logged in to post a comment Login