Connect with us

Estância do Leitor

VARÍOLA DOS MACACOS – (Monkeypox)

Published

on

Por Marco Antonio Barbosa dos Reis

O assunto está em evidência e vale destacar que os primeiros casos datam de 1958 e a identificação do vírus se deu em 1970 em animais de laboratório. A Varíola dos Macacos, doença que até o momento não consideramos uma doença grave pela história já conhecida, tem menor transmissibilidade e gravidade que a Varíola Humana e a COVID.

Ela é endêmica em vários países da África onde já ocorreram alguns surtos e epidemias, como no Congo e Nigéria, como também surtos nos Estados Unidos (2003) e na Europa, sempre por meio de viajantes ou animais de laboratórios oriundos da África.

Chama atenção no presente momento a presença da doença em 16 países com mais de 100 (casos caracterizado como surto), sem registro da doença no Brasil, (até realização deste artigo), o que pode acontecer devido a globalização, mas com menor poder de disseminação, diferentemente do Coronavírus.

Equipes de Saúde de todo o Mundo, com epidemiologista, cientistas de diversas áreas e infectologistas, correm para descobrir, o que está acontecendo de novo neste surto, para definirem estratégias, objetivando a contenção e eliminação deste surto.

Vale lembrar o já extenso e histórico conhecimento do vírus, e da doença, como dos meios de contaminação, prevenção (vacina) e tratamentos. A transmissão ocorre por contato íntimo, gotículas respiratórias, no entanto, neste surto estão sendo estudados a transmissão indireta (objetos contaminados).

Os sintomas aparecem de 5 a 21 dias após o contato, febre, dor de cabeça, dores musculares, inflamações de nódulos linfáticos, calafrio, cansaço, podendo surgir coceira em face, pés e mãos alastrando-se para o corpo todo e as típicas lesões de pele.

Dentro dos conhecimentos que já temos é uma doença que pode ser contida. A Varíola Humana foi erradicada a mais de 40 anos, a OMS considerou seu fim, em 1980 após uma bem sucedida companha vacinal em todo o mundo.

Acredita-se que pessoas com mais de 55 anos que foram vacinadas contra a Varíola Humana, estão de alguma forma protegidas contra Varíola dos Macacos. Os brasileiros nascidos antes 1979 foram vacinados. Ainda há muito para se pesquisar, para termos a certeza da evolução desta velha doença, neste novo surto.

Marco Antônio Barbosa dos Reis é médico infectologista

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement