Guarujá em Foco
Vereadora Sirana participa de evento em defesa das mulheres em Brasília
Procuradorias da Mulher no Legislativo são órgãos institucionais, cujo trabalho é pautado na defesa dos direitos das mulheres, tanto na fiscalização da aplicação das leis como no combate às diversas formas de violência e discriminação contra a mulher
Da Redação
A vereadora de Guarujá, Sirana Bosonkian (PTB), participou na terça-feira (22), do 4º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, evento realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com o objetivo de unir esforços na atuação das parlamentares em todo o País, o evento reuniu vereadoras, deputadas e senadoras que integram a Rede Nacional de Procuradoras da Mulher.
As Procuradorias da Mulher no Legislativo são órgãos institucionais, cujo trabalho é pautado na defesa dos direitos das mulheres, tanto na fiscalização da aplicação das leis como no combate às diversas formas de violência e discriminação contra a mulher.
»» Leia também: Guarujá arrecada R$ 313.575,81 na Campanha Destinação em 2023
Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização no combate à violência contra a mulher, o encontro debateu o sistema de controle de denúncias com as Procuradorias Estaduais e Municipais, a proposta de avaliação e integração dos serviços, protocolos e procedimentos de atendimento às mulheres nas delegacias e plantões policiais.
A aplicação de trâmites de avaliação dos serviços públicos pelas usuárias e a expansão da rede feminina de Procuradorias nos municípios também esteve na pauta das discussões.
Sirana, que é atuante em defesa dos direitos das mulheres em suas proposituras na Câmara de Guarujá, destacou que o evento buscou fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência e a troca de experiências.
“Esse é um trabalho que venho realizando ao longo da minha carreira política, e por esse motivo não poderia deixar de aceitar o convite para participar do Encontro e integrar essa importante Rede Nacional de Procuradoras da Mulher. Esses encontros ampliam nosso olhar sobre o que podemos melhorar em nossa cidade”, destacou a vereadora à reportagem.
Em Guarujá, Sirana apoia iniciativas que promovam o empoderamento feminino por meio de qualificação profissional e empreendedorismo, além de ações de assistência às mulheres em vulnerabilidade social e econômica, ou vítimas da violência doméstica.
“Nosso trabalho é garantir que as mulheres saibam dos seus direitos e que esses sejam efetivamente aplicados na melhoria da qualidade de vida todas”, afirma.
Agenda
A vereadora ainda cumpriu agenda em Brasília na quarta-feira (23), quando se reuniu com técnicos do Ministério da Saúde para levar demandas da Saúde do Município. Até sexta-feira (25), Sirana participa do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, promovido pela União de Vereadores do Brasil (UVB).
A procuradoria
Na Câmara dos Deputados, a Procuradoria da Mulher foi criada em 2009 e, desde 2013, integra a Secretaria da Mulher, que reúne, também, a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher e o Observatório Nacional da Mulher na Política.
De forma articulada, essas três estruturas possibilitam amplo monitoramento dos temas relacionados às mulheres, tanto no âmbito de proposições legislativas, como no acompanhamento da efetividade das políticas públicas e no desenvolvimento de pesquisas com foco na atuação das mulheres na política.
You must be logged in to post a comment Login