Últimas notícias
Vereadores elegem nova diretoria da Uvebs nesta quarta-feira
A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realiza nesta quarta-feira, dia 6, às 10 horas, na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1195), a eleição de sua 13ª diretoria. Por conta da pandemia de coronavírus, o evento será restrito apenas aos parlamentares interessados em ingressar na entidade e aos membros ativos da organização. Além da eleição dos novos membros do colegiado, durante a solenidade, também será realizada a posse, e os mandatos, com validade de dois anos, começam a valer imediatamente.
A entidade, que completou 10 anos de existência em 2020, deve aliar experiência e renovação em seu novo quadro, por conta do resultado das eleições deste ano. Com exceção de Santos, as câmaras das cidades da Baixada Santista apresentaram média de 60% de vereadores novatos. Além disso, qualquer membro da atual diretoria pode se candidatar à reeleição, desde que tenha sido reconduzido ao cargo de vereador em seus respectivos municípios.
Os nomes dos pleiteantes serão conhecidos no ato da eleição, assim como a chapa e os cargos que serão ocupados por cada parlamentar.
Atualmente, a diretoria é presidida pelo vereador Betinho (Praia Grande) e conta com os seguintes membros: Helio Sussumu (Peruíbe), Luciana Castellan (Peruíbe), Joseval Jabá (São Vicente), Toninho Salgado (Guarujá), Fabiano da Farmácia (Santos), Baianinho (Mongaguá), Toninho Vieira (Cubatão), Silvinho (Itanhaém), Audrey Kleys (Santos), Matheus Rodrigues (Bertioga), Sargento Barreto (São Vicente), Alfredo Moura (São Vicente), Leandro Avelino (Praia Grande), Marcinho (Cubatão) e Toddy (Guarujá). Secretário-executivo: Pedro Garofalo
ARTICULAÇÃO POLÍTICA – Uma das funções da Uvebs é a articulação política para fortalecer a Baixada. Por isso, já está na pauta da nova diretoria uma agenda com os deputados estaduais e federais eleitos pela Região para estreitar relações e sanar as demandas metropolitanas.
Entre as principais conquistas da organização, êxito em questões de mobilidade urbana, como a reabertura da Ponte Pênsil, em agosto de 2015 — fechada para reforma desde julho de 2013 e que teve o prazo para conclusão da obra adiado por seis vezes; Segurança Pública, reivindicando, diretamente ao então Secretário de Estado, Alexandre de Morais (2016), aumento no efetivo policial da Baixada Santista. E temas importantes para economia e transporte, como ação para evitar a instalação de uma praça de pedágio no KM 294 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, em Praia Grande.
Recentemente, o colegiado celebrou a aprovação do projeto de lei 361/20, pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que obriga a Central de Regulação de Oferta de Serviço em Saúde (CROSS) a divulgar as listagens de pacientes que aguardam por vagas em UTIs e leitos nos hospitais públicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região. Desde 2018, a Uvebs tem lutado ativamente pela causa.
UVEBS – Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 136 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes.
O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.
You must be logged in to post a comment Login