Connect with us

Bertioga

Visitação à Vila de Itatinga é reaberta após 12 anos, em Bertioga (SP)

Published

on

A Vila de Itatinga, que abriga uma das usinas hidrelétricas mais antigas do Brasil, está reaberta para visitação e poderá receber grupos guiados a partir do próximo dia 6 de julho (sábado). O anúncio foi feito pela Prefeitura de Bertioga (SP) e pela Autoridade Portuária de Santos – APS na própria vila na segunda-feira, 24.

»» Leia também: Novo Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso de Guarujá é nomeado

As visitas serão monitoradas por guias cadastrados na secretaria municipal de Turismo e Cultura e acontecerão aos sábados e domingos com uma turma no período da manhã e outra no período da tarde visando interferir o mínimo na operação da usina, localizada em área federal, e que até hoje abastece em 30% o Porto de Santos – maior complexo portuário da América Latina.

Os agendamentos para a visitação serão com a própria secretaria municipal, por meio de agências e condutores de turismo já credenciados.

Entre os já credenciados a prefeitura abrirá um chamamento a ser publicado na próxima edição do Boletim Oficial do Município, visando a adesão dos profissionais interessados em seguir as regras específicas estipuladas para Itatinga.

O prefeito, Caio Matheus, classificou a reabertura como um marco histórico e ressaltou a importância para a geração de emprego e renda para a população. “Esse trabalho é fruto de uma parceria do município com a APS e a partir de julho, os visitantes, através de agências e condutores de turismo credenciados, poderão conhecer de perto esse patrimônio ambiental, cultural e histórico da nossa cidade”.

O presidente da APS, Anderson Pomini, complementou ressaltando o lançamento de uma Parceria Público Privada – PPP, que permitirá que investidores privados incrementem a produção da Usina Hidrelétrica de Itatinga, que hoje tem capacidade para 15 megawtts e pode chegar a gerar 25 mw.

Hoje, apenas 7 mw são utilizados no abastecimento da sede da APS e alguns trechos da margem direita do Porto de Santos.

“Vamos lançar uma Proposta de Manifestação de Interesse – PMI para sentir o potencial dos investidores, que, como contrapartida à exploração de energia elétrica, terão que produzir Hidrogênio Verde para o Porto de Santos substituir o combustível fóssil no abastecimento dos navios que mais poluem”, afirmou Pomini.

Segundo ele, os investidores da PPP também poderão incentivar uma nova etapa do uso turístico da Vila de Itatinga. “Isso deverá ser feito com total preservação do meio ambiente, e de forma que contemple os moradores de Bertioga, da região, de outros estados e países”, afirmou Pomini, que concordou com pedido do prefeito Caio Matheus no sentido de priorizar moradores de Bertioga na ocupação das vagas de emprego a serem criadas no futuro empreendimento.

Operação

Nesses primeiros 90 dias a visita será exclusivamente à Vila e o impacto provocado pela movimentação será avaliado para posteriormente a prefeitura viabilizar junto ao governo do estado a exploração das trilhas de ecoturismo, localizadas em área da Serra do Mar.

A Vila

Fechada para visitação por 12 anos em razão de um surto de malária, Itatinga é uma típica vila inglesa construída no início do século XX e até hoje mantém as antigas estruturas utilizadas como farmácia, padaria, escola e cerca de 70 moradias, que foram residência de quem construiu e operou a usina inaugurada em 1910 e que até hoje abastece em 30% o Porto de Santos – maior complexo portuário da América Latina.

Entre os locais mais atrativos para visitação estão o antigo cinema, o campo do Itantiga Atlético Clube e a igreja de Nossa Senhora da Conceição, que a exemplo do restante da vila são acessados mediante curto trajeto de travessia de barco pelo Rio Itapanhaú, seguido por 7,5 quilômetros de trilhos pelo histórico bondinho pelos paredões verdes da Serra do Mar.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement