Connect with us

Guarujá em Foco

Vistorias impedem 117 embarcações de trafegar na temporada

Published

on

Esse é um dos números da atuação da Guarda Civil Municipal durante a temporada de Verão. Além disso, as equipes atuaram em diversas frentes para garantir o ordenamento da Cidade. Foram aplicadas também 24.244 autuações de trânsito no período.

Cerca de três mil embarcações foram vistoriadas e 117 foram impedidas de trafegar na área de lazer náutico em Guarujá. Esses são os números do balanço da atuação da segurança municipal na temporada de verão. A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), montou um esquema de segurança, com o objetivo de garantir o ordenamento da Cidade, bem como a tranquilidade de quem buscou a Cidade para relaxar.

–Leia também: Guarujá tem inscrições abertas para aulas de ritmo

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou operações coordenadas para garantir a segurança de munícipes e turistas, tais como Operação Papai Noel, com o reforço da segurança no comércio da Cidade, além da Operação Réveillon e de Carnaval.

As equipes apoiaram diversos eventos como a Carreata de Natal, Shows de Verão, solenidades alusivas à Semana do Padroeiro e a 17ª Festa de Iemanjá, além de atividades esportivas, entre elas o 1º Festival de Biathlon e Pedestrianismo, 14º Circuito Netuno de Travessias Aquáticas e a Arena Verão+.

Na ocasião, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) coordenou a entrada e saída dos turistas da Cidade, bem como o ordenamento do trânsito local, fila da balsa, sinalização, aferição de radares, monitoramento, desvios e fechamento de vias. Também foram realizados pedágios educativos.

Em relação aos veículos de Turismo, a Superintendência registrou 81 autos de apreensão (veículos sem autorização de entrada no Município), e no geral foram 24.244 autuações de trânsito aplicadas.

“Com todo aparato de segurança do Município colocado à disposição, além do apoio do contingente da Polícia Militar, podemos considerar que a Operação Verão 2022-2023 foi um grande sucesso, tendo cumprido com seu objetivo, sem grandes intercorrências criminais”, afirmou o secretário de Defesa e Convivência Social, Sandro Pereira.

Fiscalização

O efetivo da Força Tarefa atendeu 1.054 ocorrências de perturbação de sossego, de dezembro a fevereiro, nas mais diversas localidades, sendo as de maior incidência localizadas em residências (631), comércios (230) e vias públicas (102). Foram lavrados 188 autos fiscais e 16 aparelhos de som apreendidos. Outra atuação em destaque foi a paralisação dos famosos ‘pistões’, as festas clandestinas. Com a ajuda da equipe de inteligência 39 festas foram interceptadas.

Segurança na terra e no mar. Na fiscalização do lazer náutico, de dezembro a fevereiro, foram realizadas 3.777 vistorias a embarcações. Dessas, 117 tiveram que retornar por não possuir a documentação necessária. Neste período, foram lavrados três termos de colheita da Marinha.

Plano preventivo
Com a chegada do verão, surge também a preocupação com as chuvas intensas. Para isso, a Defesa Civil implantou o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que segue até o próximo dia 31. São realizadas diariamente vistorias preventivas em áreas de risco, coleta diária do índice pluviométrico nas 15 estações automáticas, além da emissão de avisos meteorológicos. A qualificação da Defesa Civil foi determinante para salvar munícipes de áreas de risco durante as fortes chuvas que atingiram a Cidade na noite do dia 18 para o dia 19 de fevereiro.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement