Connect with us

Guarujá em Foco

Voluntários de Guarujá prestam assistência a animais em Canoas

Published

on

Prefeitura de Guarujá Fornece Veículos e Materiais para Ação Solidária

Um grupo de voluntários de Guarujá viajou até Canoas, no Rio Grande do Sul, para prestar auxílio aos animais afetados pelas enchentes que atingiram o estado. A missão, realizada entre 25 e 31 de maio, contou com o apoio logístico da Prefeitura de Guarujá, que cedeu três veículos – um caminhão baú, uma pick-up e um veículo leve – além de materiais necessários.

»» Leia também: Guarujá é a cidade com mais campos de várzea da Baixada

A iniciativa foi idealizada pelo servidor municipal Carlos José dos Santos e sua esposa, a médica veterinária Vanléia Rocha. Com o apoio de amigos e da sociedade civil, foram arrecadadas doações de rações, alimentos, roupas e medicamentos. As Secretarias Municipais de Educação, Gestão Administrativa e Saúde também colaboraram na empreitada.

Em contato com a secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, Fabiane Tomazi Borba, o grupo recebeu acolhimento e alojamento na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). “A ajuda foi essencial diante do grande número de animais resgatados”, afirmou Fabiane.

Equipe de Voluntários

A equipe foi composta por médicos veterinários José Jorge da Silva e Vitória Rodrigues, estudantes de veterinária Beatriz Martinez Laurindo Silva, Sarah Silvestre dos Santos e Dheyson Mendes Toledo, a auxiliar de veterinária Marcia Rodrigues Hermenegildo, o motorista Cecílio Correia e Fabiano Raposo, que utilizou seu próprio caminhão baú. Eles levaram equipamentos particulares, incluindo aparelho de raio-x digital, de anestesia inalatória, equipamentos para exames de sangue e um concentrador de oxigênio.

Durante a semana em Canoas, os voluntários auxiliaram em cirurgias, atendimento geral e na organização das estruturas de acolhimento dos pets. As doações foram distribuídas entre o Abrigo Mathias Velho e o Abrigo Novo.

Adoções e Reencontros

A ação resultou na adoção de quatro cães que foram levados para novos lares em Guarujá. Além disso, a amiga Maria Elisabeth de Almeida Garrett Filgueiras ajudou a reunir pets com seus donos através da divulgação nas redes sociais.

Fabiano Raposo organizou uma campanha entre amigos das comunidades da Pedreira e Barreira do João Guarda, arrecadando uma grande quantidade de roupas, que foram entregues nos abrigos. Ele também contribuiu na montagem do alojamento da equipe.

Carlos José dos Santos expressou seu orgulho e gratidão: “Voltamos para casa com saúde e orgulho do dever cumprido. Tivemos a oportunidade de nos doar para ajudar animais e pessoas que não conhecíamos”.

Reconhecimento

A secretária de Bem-Estar Animal de Canoas enviou um ofício à Prefeitura de Guarujá, agradecendo a colaboração da equipe: “Destacamos a importância do apoio logístico-operacional prestado pela equipe de Guarujá, que possibilitou a realização de cirurgias e o atendimento veterinário necessário para reduzir o sofrimento dos animais afetados pela catástrofe”.

Esta ação solidária demonstrou o poder da mobilização comunitária e da solidariedade em momentos de crise, reafirmando o compromisso de Guarujá com o bem-estar animal e humano.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement