Connect with us

Guarujá em Foco

Votação realizada no Guaiúba resulta em aprovação pela pavimentação

Published

on

SAG protocolou ofício com o resultado da votação na Prefeitura e na Câmara Municipal de Guarujá, na última quarta-feira (5)

Tatiana Macedo
Da Reportagem

A reportagem do jornal a Estância de Guarujá vem acompanhando de perto a discussão entre moradores, a Sociedade Amigos do Guaiúba (SAG) e o Poder Público, sobre a pavimentação no bairro Jardim Guaiúba. Na última quarta-feira (5), a SAG protocolou na Prefeitura e na Câmara Municipal de Guarujá o resultado da ampla votação realizada pela entidade entre os proprietários, que resultou na aprovação de pavimentação das vias com bloquetes.

O impasse que existia sobre a concordância ou não sobre a pavimentação no bairro foi colocado em votação na sede da SAG, entre os dias 20 de agosto e 11 de setembro, e contou com a colaboração da Justiça Eleitoral da Comarca de Guarujá com a cessão das urnas de lona, e da Polícia Ambiental, com a promoção de ampla discussão sobre o tema. A apuração ocorreu em 17 de setembro.

— Leia também: Megaoperação altera trânsito na Rod. Cônego Domênico Rangoni

Com um total de 258 votos de proprietários de residências no Guaiúba, foi apurado que 179 optaram por dizer sim à pavimentação, sendo 148 favoráveis pela colocação de bloquetes nas ruas e 31 asfalto. Outros 79 moradores optaram por manter o bairro como está, sem o pavimento.

No ofício entregue ao Poder Público, intitulado “Manifestação da Vontade Majoritária dos Proprietários de Imóveis do Jardim Guaiúba”, a entidade destaca os critérios adotados para a realização da votação e apuração dos votos no bairro.

Segundo o texto, “o objetivo do documento é comunicar aos órgãos do poder público, nomeadamente a Prefeitura Municipal de Guarujá – PMG e a Câmara de Vereadores do Município do Guarujá os procedimentos adotados (na votação) e os resultados obtidos, de forma a não deixar dúvida quanto à vontade majoritária vencedora, e que, na qualidade de contribuintes, desejamos ver plenamente atendida por estes órgãos”.

No documento apresentado aos órgãos públicos, a entidade destaca o tipo de pavimento mais votado entre os moradores. “Devem ser respeitados os tipos de piso e camadas de base, sub-base para uma correta e eficiente aplicação do pavimento. Ademais, destacamos que o leito existente no Jardim Guaiúba, tem características específicas de permeabilidade, haja vista estarmos a poucos metros do nível do mar, estando assim mais sujeitos a alagamentos. Neste sentido, entendemos que haverá melhor aproveitamento do investimento em pavimentação intertravada se houver a utilização de bloco de concreto drenante, auxiliando na vazão da água das chuvas”, diz o texto.

Ainda segundo o ofício, “a solução dos bloquetes de concreto, em suas muitas possibilidades, é amplamente utilizada no município do Guarujá, em muitos outros bairros e com sucesso. Houve, inclusive, recente divulgação da própria PMG, nas suas redes sociais, de uma localidade que foi contemplada com esta modalidade de pavimentação. Desta forma, consideramos que já há amplo histórico por parte da PMG no trato deste material, não havendo justificativa em não o adotar no Jardim Guaiuba”.

Embora a SAG entenda a pavimentação no bairro como a vontade da maioria, o seu posicionamento terminantemente contra o asfalto se faz presente no ofício. “Importante frisar também que, da mesma forma que a pavimentação foi a opção vencedora, a opção por asfaltamento foi rechaçada pela comunidade, preocupada com a manutenção mínima das características específicas e especiais do bairro, de proximidade com a vida silvestre e com as áreas de proteção ambiental”, finaliza o documento.

Em nota à redação, a Prefeitura de Guarujá informa que ainda não recebeu o resultado de votação realizada pela entidade.

Em paralelo – No documento enviado pela SAG na última quarta-feira (5), assinado pelo presidente da entidade, Patrick Dottori Leão, a entidade faz menção ao grupo de moradores que vem protocolando ofícios, desde fevereiro deste ano junto aos órgãos públicos, sobre projetos para pavimentação do Jardim Guaiuba.

No ofício, a SAG “salienta que outras iniciativas sobre pavimentação de grupos menores de alguns moradores do bairro que possam ter sido encaminhadas à PMG não têm representatividade e nem se basearam em processo democrático e amplo de consulta. Devem, portanto, ser desconsideradas face à sua irrelevância”, cita o texto.

Pavimentação Já

O grupo auto denominado “Pavimentação Já” foi objeto de matéria publicada no Estância em junho deste ano. Embora possa ser considerado irrelevante esforços de outras frentes em todo o processo, na última terça-feira (4), uma comissão de moradores estive reunido com responsáveis pelo Setor de Planejamento da PMG, para atualização do processo protocolado em fevereiro.

Segundo João Paulo Fernandes Filho, morador e criador do grupo, a PMG fez uma apresentação sobre um mapeamento detalhado realizado pelo setor pelo Guaiúba, em ruas, calçadas, sarjetas, tubulação e demostraram quanto custaria essa obra.

“Desde o início nós pedimos pavimento com bloquetes, pois entendemos ser mais barato e mais fácil de ser viabilizado. Eles nos apresentaram o custo total da obra, algo em torno de R$ 35 milhões, que deve ser viabilizado com valores oriundos do DADE ou emendas parlamentares”, ressalta João Paulo.

“Nós ficamos muito felizes por eles terem acatado que o bairro precisa de atenção e que todo o estudo já foi realizado. Por ser ano eleitoral sabemos das dificuldades na captação de verbas, mas é um avanço e tanto”, afirma o morador.

Seja através de esforços da entidade do bairro ou através da comissão de moradores, o que se vê é que o desejo da, agora sabido, maioria dos moradores, está mais perto de ser alcançado do que em anos e governos atrás. Cada vez mais a pavimentação torna-se um projeto real para os moradores do Jardim Guaiúba, que não vêm a hora da lama deixar a porta das suas casas.

Atualizado para adequação de informação às 17:45 de 08/10/2022

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement