Connect with us
banner Por Onde Anda

Bastidores do Esporte – Nelsinho Filho

Por Onde Anda – Alfredão ou Fera

Publicado

em

banner Por Onde Anda

Nome – Alfredo José dos Santos
Apelido – Alfredão ou Fera
Naturalidade – Santos/SP
Nascimento – 06/09/1960
Esporte – Futebol
Posição – Zagueiro Central e Quarto Zagueiro

Grande na estatura (1,86 de altura) e no coração. Nosso homenageado da semana é o ex-atleta de futebol profissional, Alfredo Junior, popularmente conhecido por “Alfredão” ou “Fera”, muito querido por todos que o conhecem.

A exemplo de grande parte dos garotos de sua época, Alfredão deu os primeiros chutes na bola no famoso “futebol descalço de rua”.

A primeira oportunidade de defender um clube surgiu no infantil do E.C. Monteiro da Cruz, em Vicente de Carvalho. Na Sequência transferiu-se para outro Monteiro, desta vez o juvenil do EC Monteiro Lobato, time que tinha como referência e sede, a residência da família Dacal, do “seo” Artur e dna Marta (falecidos).

Após ter passado pelos dois Monteiros (da Cruz e Lobato), o zagueirão Alfredo foi aprovado em uma peneira na Portuguesa Santista, clube ao qual permaneceu durante um ano, pois, o seu técnico Ronaldo Giangiulio transferiu-se para o Santos FC e o levou junto.

Alfredão, além de aproveitar sua estatura e estrutura física, tinha muita intimidade com a bola. Marcador implacável, ganhava do adversário por cima, por baixo e ainda saia jogando com passes requintados. Essas qualidades o mantiveram no Peixe por cinco anos, chegando até o profissional.

Sua carreira profissional foi marcada pela passagem em vários clubes brasileiros, tais como: Palmeiras de S.J. da Boa Vista, Matsubara, Botafogo de Ribeirão Preto, Linense, Sertãozinho, Marília, Taquaritinga, Comercial de Campo Grande e finalizou sua trajetória na ADG.
Entre vários títulos importantes, Alfredão cita duas passagens marcantes em sua vida futebolística: O título de Campeão Paulista sub-20 pelo Santos, o título do Torneio Ásia Cup, no Irã e de Vice campeão no Mundial de Cannes, ambos pela Seleção Brasileira de Futebol sub-20.

“Fera” passou por dois casamentos, aos quais um deles lhe proporcionou o nascimento de sua filha Mayara, que lhe deu uma neta, a pequena Mara.

Sócio proprietário de uma Adega em Vicente de Carvalho, nosso homenageado aproveita as horas de folga para trabalhar como motorista de aplicativo, a fim de complementar sua renda mensal.

 

Seleção Brasileira – Alfredão é o quarto, em pé, da esquerda para a direita

 

Palmeiras de S.J. da Boa Vista

 

Juvenil A do Santos FC – Alfredo é o primeiro, em pé, da esquerda para a direita.

 

Botafogo de Ribeirão Preto. Alfredão é o segundo, em pé, da direita para a esquerda

 

Alfredão mostrando suas habilidades com a bola

 

 

Matsubara – O Fera é o segundo, em pé, da direita para a esquerda.

 

Marília AC – Alfredo é o terceiro jogador, em pé, da direita para a esquerda.

 

Juvenil do Santos FC – Fera é o segundo, em pé, da esquerda para a direira.

 

Grêmio Maringá