Connect with us

Colunas

Sou pessoa física e prestador de serviço: e se me pedirem nota fiscal?

Publicado

em

É comum comprar um produto e ele estar acompanhado da tal nota fiscal, inclusive, quando não recebemos esse documento, alguns até dizem: “Cadê a nota?”. Porém, será que algo semelhante acontece na prestação de serviço?

 — Leia também: Atenção: você pode pagar impostos ao comprar na Shopee

Se você é um(a) prestador(a) de serviço autônomo(a), algum cliente já te pediu nota fiscal? Se a resposta for “sim”, certamente você já sabe o que fazer e como fazer, pois foi atrás da informação ou de alguém para lhe auxiliar a resolver.

Contudo, se a sua resposta for “não”, fique tranquilo(a), vou te esclarecer. Assim, você não é pego(a) de surpresa quando um cliente exigir esse documento. Permita que antes eu dê um alerta importante?

A prestação de serviço é algo que exige o recolhimento de um imposto chamado de “ISSQN” ou “ISS”, o imposto sobre a prestação de serviços. Com isso, a regra é que toda vez que você prestar um serviço, recolherá esse imposto para o Município.

Podemos falar em outra oportunidade com mais profundidade sobre isso, porque tem muitas regras e situações particulares para tratarmos. Com isso quero dizer: o cliente não precisa exigir, não é?! Se você presta o serviço, recolhe o imposto pertinente.

Mas, vamos lá…Voltemos ao nosso caso: o cliente pediu, então, você se viu sem saída, vai ter de emitir o documento, como fazer?

O procedimento é feito totalmente online através do link em que você efetuará um cadastro que te dá acesso a um sistema, pelo qual então você poderá emitir o documento e fornecer ao seu cliente.

Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!