O Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Restrição a partir de 1º de outubro, medida que não era adotada desde janeiro de 2022. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela SP Águas após os reservatórios atingirem menos de 30% da capacidade.
»» Leia também: Guarujá abre inscrições para comitê em defesa da população em situação de rua
Com a mudança, a Sabesp poderá captar até 23 metros cúbicos de água por segundo, em vez dos atuais 27 m³/s. A restrição busca garantir a preservação do volume disponível para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo.
Entre as medidas adicionais estão o bombeamento de água de reservatórios mais distantes, como o Jaguari, na divisa com Minas Gerais, além de ações para reduzir perdas, como a interrupção do fornecimento em horários de menor demanda. Atualmente, moradores da Grande São Paulo já enfrentam queda na pressão da água entre 19h e 5h.
Segundo a SP Águas, a operação é acompanhada diariamente, com monitoramento de níveis, vazão e volume armazenado. O Sistema Integrado Metropolitano está com 32,4% da capacidade, mas alguns reservatórios apresentam queda mais acentuada.
O Cantareira abastece cerca de metade da população da região metropolitana e é formado por cinco represas. O governo paulista também suspendeu novas outorgas de captação de água em bacias do estado, permitindo apenas casos emergenciais.


COMENTÁRIOS