A Marinha do Brasil iniciou a construção da sede definitiva do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, que funcionará no Porto de Santos. As obras começaram em 15 de outubro e a entrega está prevista para maio de 2026.
»» Leia também: Porto de Santos abre licitação para construir condomínios logísticos com 877 vagas para caminhões
O investimento total é de R$ 4,5 milhões, recurso viabilizado por meio de emenda parlamentar da bancada paulista.
De acordo com a Marinha, a nova unidade contará com estrutura moderna e tecnologia de ponta, reforçando o monitoramento do tráfego aquaviário, a proteção ambiental e o combate a práticas ilegais no mar.
Estrutura moderna e tecnologia avançada
A sede contará com uma sala de operações interagências, equipada com sistemas de vigilância e acompanhamento da área portuária, incluindo o Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS), que monitora em tempo real o movimento de navios.
A implementação do sistema foi possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marinha, em 3 de junho. O VTMIS será instalado na Ilha da Moela, em Guarujá, reforçando o controle e a segurança da navegação na região.
Com a nova estrutura, o litoral paulista ganha mais um reforço no combate ao contrabando, tráfico de drogas, crimes ambientais e incidentes marítimos.


COMENTÁRIOS