EUA classificam PCC e CV como terroristasClassificação permite bloqueio de bens, sanções financeiras e amplia pressão internacional contra facções. Foto: Ilustração gerada por IA

HomeÚltimas notícias

EUA classificam PCC e CV como terroristas

Os Estados Unidos classificaram o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas internacionais. A medida amplia o cerco financeiro contra as facções e pode gerar impactos econômicos e diplomáticos para o Brasil.

»» Leia também: Câmara aprova fim da escala 6×1; entenda quando muda

Segundo o governo americano, a decisão permite congelamento de bens, bloqueio de transações financeiras e punições para pessoas, empresas ou instituições que mantenham apoio material ou financeiro aos grupos criminosos.

Com a nova classificação, integrantes ligados às facções também podem ser impedidos de entrar nos EUA ou até deportados. Bancos que identificarem movimentações relacionadas aos grupos deverão informar autoridades americanas.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya afirmou que empresas e instituições financeiras brasileiras podem sofrer sanções caso mantenham relações com pessoas associadas ao PCC ou ao CV.

Ele também alertou para possíveis impactos na cooperação internacional e afirmou que o tema pode deixar de ser tratado apenas como caso policial, passando à esfera de defesa nacional dos Estados Unidos.

Especialistas apontam que a decisão aumenta a pressão internacional sobre o combate ao crime organizado na América Latina e pode influenciar ações de inteligência e segurança em outros países.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?