Colunas
Alerta ao munícipe de Guarujá: não empreste sua conta bancária!
Prezados leitores, no artigo de hoje gostaria de fazer um necessário aviso. Existe uma situação que está ocorrendo com muita frequência em nossa cidade: inúmeras pessoas estão recebendo ligações que solicitam empréstimo de suas respectivas contas bancárias.
— Leia também: Sou pessoa física e prestador de serviço: e se me pedirem nota fiscal?
Vou explicar para vocês do que se trata no artigo de hoje, pois o assunto é extremamente importante. A oferta se traduz, por exemplo, em pedir os dados de sua conta bancária para que seja efetuado um depósito, valor este que posteriormente será direcionado à um terceiro.
Qual a vantagem? Você ganharia um valor por ter feito esse “favor”, ou seja, você lucra “sem fazer nada”, “só” para deixar o dinheiro passear por sua conta.
Te soa tentador ou uma fraude nítida? Some o fato que a pessoa efetua a ligação dizendo que o procedimento além de confiável, feito por várias pessoas que estão ganhando até R$1.000,00 reais mensais por essa “gentileza”, constituindo até mesmo uma segunda fonte de renda para você, em um período de tantas incertezas financeiras.
Pessoal, não. Ou no português claro: isso é papo-furado.
Independente da verdadeira intenção das pessoas responsáveis por fazer esses contatos, o fato é um só: você pode se tornar um “laranja” e fazer parte de uma salada de frutas bem desagradável, especialmente sofrer condenação por crimes contra ordem tributária, sonegação fiscal e etc.
Não existe essa de “o dinheiro não vai permanecer na sua conta, só vai passar por ela”, ou “não precisa informar à Receita Federal”, dentre outras desculpas. Minha orientação como profissional é: não aceitem, não participem e não sejam coniventes.
Digo mais. Qualquer pessoa que você conhecer que recebeu essa oferta, aconselhe a não aceitar e alerte, baseados nas informações que acabei de compartilhar, os riscos envolvidos, pois sabemos que existem pessoas que por inocência e desconhecimento podem ter infelizmente aceitado.
Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!
You must be logged in to post a comment Login