Anvisa cria grupo para monitorar vacina da dengueColegiado vai analisar eventos adversos e revisar dados de segurança da vacina desenvolvida pelo Butantan. Foto: Governo de SP

HomeÚltimas notícias

Anvisa cria grupo para monitorar vacina da dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um grupo de trabalho para aprofundar a avaliação da segurança da vacina contra a dengue Butantan-DV. A medida foi oficializada nesta terça-feira (16), por meio da Portaria nº 715/2026.

»» Leia também: Abono PIS/Pasep libera pagamento para novo grupo

O novo colegiado será responsável por coordenar e dar suporte técnico a um painel de especialistas que analisará dados clínicos e possíveis eventos adversos registrados após a aplicação do imunizante.

Além da avaliação dos relatos, o grupo também irá examinar informações complementares apresentadas pelo Instituto Butantan para atualizar a análise sobre os benefícios e riscos da vacina.

A iniciativa faz parte do processo contínuo de farmacovigilância, sistema utilizado para monitorar a segurança de vacinas e medicamentos após a liberação para uso pela população.

O grupo será composto por representantes de diferentes áreas da Anvisa, incluindo setores de produtos biológicos, farmacovigilância, monitoramento de produtos e inspeção sanitária. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, poderá participar das atividades como convidado.

Já o painel de especialistas terá caráter consultivo e será formado por profissionais externos à agência, selecionados com base em qualificação técnica, experiência e ausência de conflitos de interesse.

As conclusões servirão de base para futuras decisões da Diretoria Colegiada da Anvisa sobre a vacina. O grupo terá prazo de funcionamento indeterminado.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?