Connect with us

Guarujá em Foco

Expo Profissões Jurídicas na Unaerp Guarujá abordou trajetórias na área de Direito 

Published

on

Durante o evento, quatro profissionais contaram suas histórias de sucesso em carreiras jurídicas

Quatro carreiras jurídicas foram destaque na segunda edição do evento Expo Profissões Jurídicas, na Unaerp Guarujá. A atividade, organizada pelo Curso de Direito e pelo Centro Acadêmico Américo Brasiliense, abordou a trajetória de uma procuradora municipal, de um defensor público, de uma advogada e de um juiz do trabalho.

Os palestrantes compartilharam com os alunos e participantes do evento os desafios e as jornadas enfrentadas de estudos e preparação que culminaram na atuação profissional. A intenção foi apresentar um panorama de profissões na área de Direito para que os estudantes já façam seu planejamento de carreiras.

A procuradora do município de Guarujá, Ana Paula Manssini, destacou sua preparação e ingresso na carreira de procuradora municipal, por meio de concurso público, e de sua atuação na defesa dos interesses da população. “É uma carreira bastante gratificante. As pessoas vivem no município, então, atuamos sempre muito próximos da população. A gente vê o resultado do trabalho na prática, nas melhorias da qualidade de vida e nas políticas que são implementadas no município”.

Em seguida, Dr Alberto Zorigian explanou sobre sua experiência como defensor público desde 2014 em Guarujá, e a atuação da Defensoria em prestar assistência jurídica gratuita à população que não tem condições de acessar a Justiça por meio de um advogado particular. “É a carreira a qual me encontrei no Direito. A Defensoria é um serviço público extremamente importante e essencial, e é extremamente gratificante atender as pessoas necessitadas e promover o acesso à Justiça”.

Com a pergunta “O que é ser um advogado para você?”, a advogada especialista em Direito Empresarial e Previdenciário, Dra Tatiely Castro, formada pela Unaerp Guarujá, abordou os desafios da advocacia autônoma. “Com capacitação, busca de network e bastante estudo, a gente consegue vencer os desafios”, destacou a palestrante, que é membro da Comissão da Jovem Advocacia e Direito Previdenciário da OAB Subsecção Guarujá.

Juiz do trabalho do TRT 2ª região desde 2019 e com quinze anos de atuação na área jurídica, Dr Luiz Evandro Vargas Duplat Filho explanou sobre sua trajetória de aprovação em diversos concursos públicos, dentre eles como Analista Judiciário Federal do Tribunal do Trabalho, e experiência na advocacia privada, trabalhista e previdenciária.

Movido a desafios, como ele confessou, Duplat fez um apelo aos participantes para que se dediquem constantemente à aquisição do conhecimento. “Vocês têm que confiar na capacidade de vocês e, para isso, vocês precisam estudar. Tenho quinze anos de estudos, seja para resolver os processos ou seja para meu próprio conhecimento. Não existe outro caminho, a não ser estudar.”

Duplat Filho parabenizou a Universidade e o Centro Acadêmico pela iniciativa dessas discussões. “Esse tipo de evento tem que ser estimulado para os estudantes nessa faixa etária, que durante o curso têm muitas dúvidas sobre essas questões expostas. Esse espaço acadêmico foi maravilhoso com pessoas muito interessadas. Vim contribuir e acabei aprendendo muito mais.”

A presidente do Centro Acadêmico, Isabella da Fraga, agradeceu aos palestrantes por compartilharem seus conhecimentos e suas histórias de vida, e citou Vitor Hugo para destacar a importância do sonho na vida do estudante de Direito. “Para construir o futuro, nada melhor que o sonho. O que hoje é uma utopia, amanhã será carne e osso.”

A diretora-geral da Unaerp Guarujá, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro, destacou a importância dessa atividade para os estudantes. “É fundamental para os alunos terem esse contato com a trajetória de profissionais já estabelecidos. Isso os motiva a focar nos estudos e na concretização de seus sonhos, com a Unaerp auxiliando e dando os recursos necessários para a formação de excelência.”

Para o  aluno da 7ª etapa de Direito, Guilherme Soares Daldini, o evento pôde motivar ainda mais os estudantes. “As pessoas se incentivam a procurar mais conhecimento.” Já a estudante Brenda Santana de Oliveira ressaltou que as falas dos palestrantes tiraram muitas dúvidas. “É interessante, para irmos nos preparando para sabermos o que queremos para o futuro, e ver que não pode desistir, temos que persistir”.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement