No Dia Mundial da Saúde, na próxima segunda-feira, 7 de abril, a Prefeitura de Guarujá vai apresentar um balanço das principais ações e avanços da Secretaria de Saúde (Sesau) nos primeiros 100 dias da nova gestão municipal. O evento será às 14 horas na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá (Rua Albertino Pedro, 75 – Enseada) e vai abrir uma agenda de eventos alusivos aos 100 dias.
Leia também: Guarujá recebe duas novas ambulâncias do Samu do Governo Federal
O prefeito Farid Madi fará a abertura e a formalização de um importante anúncio: a abertura de um novo processo seletivo para a contratação de mil profissionais da Saúde. A medida reforçará significativamente o quadro de recursos humanos do setor, garantindo mais qualidade no atendimento à população. O edital deverá ser publicado na próxima quarta-feira (9), no Diário Oficial do Município.
Em seguida, o secretário municipal de Saúde, Fábio Mesquita, vai destacar as medidas adotadas no setor durante os 100 dias da nova gestão para fortalecer a rede de atendimento, enfrentar desafios e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Entre os temas que serão abordados, estão os avanços na Atenção Básica e Especializada, melhorias na estrutura de Urgência e Emergência, além do impacto positivo de iniciativas voltadas à saúde mental e ao combate à dengue, que obteve expressiva marca de 87% de redução de casos no primeiro trimestre de 2025.

Um dos destaques foi o reforço na estrutura de atendimento e ampliação da frota do Samu, que passou de cinco para sete ambulâncias. Foto: Divulgação/PMG
Destaques dos primeiros 100 dias da nova gestão
Vigilância Sanitária – fiscalização e segurança alimentar
A Vigilância Sanitária teve um papel fundamental neste período, com ações estratégicas para garantir a segurança da população. Foi implantada a Operação de Fiscalização Sanitária, que foi resgatada. Neste verão, a Operação vistoriou quiosques e carrinhos nas principais praias da Cidade, resultando no descarte de quase 1 tonelada de alimentos e gelo impróprios para consumo, reforçando o compromisso com a saúde pública. A operação será organizada sempre antes do início da temporada de verão.
Combate à dengue – estratégias reduzem casos em 87%
Outro avanço significativo é a redução de 87% no número de casos de dengue no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Esse resultado reflete o impacto das ações preventivas, como mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti – que já vistoriaram 28 mil imóveis; campanhas de conscientização nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc); nebulização; distribuição de repelentes gratuitos para gestantes nas unidades de saúde e o fortalecimento das equipes de controle epidemiológico.
Atenção Básica – vacinas nas escolas e plano para reduzir mortalidades materna e infantil
A ampliação do acesso à saúde básica também será pauta do evento, abordando ações como mais de 600 atendimentos e atualização de 73 carteiras de vacinação em mutirão de Saúde e multivacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Baiana por dois sábados consecutivos; 260 estudantes vacinados contra a dengue nas escolas, ampliando a cobertura imunológica entre crianças e adolescentes; 500 atendimentos em Ação de Cidadania no Parque da Montanha, com aferição de pressão arterial e dextro; além de 70 atendimentos em ação no Fundo Social de Solidariedade.
Também foi entregue a construção do Plano Municipal Materno Infantil – Rede Alyne, com objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil, combatendo desigualdades regionais e raciais, além da realização da 1ª reunião com 170 agentes de saúde, que passará a ocorrer de três em três meses.
Atenção Especializada – PMAE mira fila zero
A Atenção especializada também avançou. Foi homologada a adesão ao Programa Mais Acesso a Especialidades (PMAE), garantindo atendimento mensal de 7.200 pacientes dentro do programa para 2025. O objetivo é zerar as filas para consultas e exames eletivos no Município em cardiologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia e otorrinolaringologia, definidas pelo Ministério da Saúde.
Também foi realizado o redimensionamento de profissionais, resultando na implantação de Oficinas Terapêuticas. A Atenção Especializada também disponibilizou um neurologista e um psiquiatra para atender demandas de Transtorno de Espectro Autista (TEA), em conjunto com as sete entidades parceiras do Município.
Urgência e Emergência – reforço na frota do Samu
Foi providenciado o reforço na estrutura de atendimento e ampliação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que passou de cinco para sete ambulâncias, medidas tomadas para melhorar a resposta rápida em situações de urgência e emergência. Também foram obtidos novos ares-condicionados, que já estão sendo instalados na UPA da Rodoviária e no Pronto-Socorro do Perequê.
COMENTÁRIOS