Guarujá em Foco
Fiscalização para ordenamento das praias começa neste sábado (24)
Iniciativa contará com reforço de 120 agentes de diversas secretarias municipais, convocados para atuar em esquema de revezamento nos finais de semana, elevando o número de pessoal para 150 na fiscalização das praias
Para garantir o ordenamento das praias da Cidade, tendo como foco a temporada de verão, que se aproxima, a Prefeitura de Guarujá dá início, neste sábado (24), véspera de Natal, à Operação Verão de Fiscalização. A iniciativa contará com reforço de 120 agentes de diversas secretarias municipais, que foram convocados para atuar em esquema de revezamento nos finais de semana, elevando o número de pessoal para 150 na fiscalização das praias urbanas da Cidade – do Guaiúba a Pernambuco.
A ação, que durante a temporada será realizada das 7 horas a 1 hora da manhã, vai garantir a ordem e o cumprimento das leis municipais na orla e será coordenada pelos agentes de fiscalização de Comércio e Posturas, vinculados à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), junto com fiscais das secretarias de Saúde (Vigilância Sanitária) e de Meio Ambiente.
— Leia também: Balsas litorâneas têm Operação Verão a partir desta quinta-feira (22)
Para o reforço da fiscalização nos finais de semana foram remanejados funcionários administrativos das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Finanças, Infraestrutura e Obras, Operações Urbanas e Força Tarefa. A Operação contará também com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM), por meio da Operação Delegada.
De acordo com o superintendente de Assuntos Governamentais de Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas, da Sefin, Márcio Silva dos Santos, ao longo da Operação Verão, que se estenderá até o Carnaval, os fiscais atuarão nas praias do Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco.
“Eles farão orientações aos banhistas e ambulantes, além de coibir as práticas não regulamentadas pelo Município, como churrascos, montagem de tendas, aparelhos de som e circulação de animais na faixa de areia, ambulantes irregulares, tráfego de bicicletas no calçadão e faixa de areia e prática de esportes não permitidos em determinados locais e horários”, explica o superintendente, destacando que são três equipes, que atuarão em três períodos: das 7 às 13 horas; das 13 às 19 horas e das 19 horas a 1 hora da manhã, com foco na organização e reordenamento das praias e para garantir a segurança dos freqüentadores, a qualidade ambiental e a higiene pública.
Agilidade
Para agilizar as ações, a Prefeitura de Guarujá modernizou o trabalho da Fiscalização Municipal. Desde 2019, os antigos talonários de papel para notificação foram substituídos por tablets. O Município foi um dos pioneiros na Baixada Santista a implantar o serviço totalmente digital, o que tornou o trabalho do fiscal mais ágil e eficaz.
You must be logged in to post a comment Login