O Jardim Botânico Chico Mendes, localizado no Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº), é uma opção gratuita de lazer, contato com a natureza e aprendizado em Santos. Com 90 mil m² de área verde, o espaço recebe famílias, moradores e turistas durante as férias escolares, funcionando diariamente: segunda a sexta, das 7h às 20h; sábados e domingos, das 7h às 18h.
»» Leia também: Viagens em 2026 devem priorizar turismo sustentável
O parque reúne mais de 300 espécies de plantas, incluindo exemplares da Mata Atlântica, Amazônia e manguezais, e 65 espécies de palmeiras, como as palmeiras imperiais. São quatro trilhas sinalizadas, a maior com 400 metros, ideais para caminhadas leves em família.
Entre as atrações, o trenzinho elétrico gratuito percorre cerca de 15 minutos de passeio pelas alamedas do jardim, com efeitos de fumaça cenográfica e som de apito, encantando as crianças. O parque ainda oferece playground acessível, academia ao ar livre, biblioteca, áreas de convivência, mesas de jogos e espaço para piquenique.
A fonte interativa com LED, o lago com chafariz e a torre de observação de aves, que permite ver cerca de 90 espécies, completam o contato com a fauna e flora local.
O Jardim Botânico também é um ambiente educativo. O Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau) promove práticas de sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos e cultivo urbano, incentivando hábitos conscientes.
O Jardim Botânico reforça o compromisso de Santos com lazer, educação ambiental e preservação da natureza, tornando-se parada obrigatória nas férias.


COMENTÁRIOS