Três Poderes lançam pacto contra feminicídio no BrasilIniciativa une Executivo, Legislativo e Judiciário, mas ainda não detalha ações práticas para reduzir a violência contra mulheres. Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

HomeÚltimas notícias

Três Poderes lançam pacto contra feminicídio no Brasil

Os Três Poderes da República lançaram, na terça-feira (4), o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, em cerimônia no Palácio do Planalto. A iniciativa reúne Executivo, Legislativo e Judiciário em um compromisso institucional contra a violência letal praticada contra mulheres e meninas.

»» Leia também: Novas regras fazem CNH bater recorde de solicitações

O pacto tem como eixos a prevenção, a proteção às vítimas, a responsabilização de agressores e a garantia de direitos. Apesar do anúncio, o governo ainda não apresentou medidas concretas ou prazos para execução das ações.

Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da educação desde a primeira infância como ferramenta para combater a cultura da violência de gênero. Autoridades do Judiciário afirmaram que haverá prioridade no julgamento de casos de feminicídio.

Um comitê interinstitucional foi criado para discutir propostas e produzir relatórios, mas, até o momento, não há políticas públicas efetivas definidas.

Em 2025, o Brasil registrou 1.470 casos de feminicídio, o maior número da série histórica, segundo o Ministério da Justiça.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?