Consumidores que desejam renegociar dívidas com condições especiais têm até 3 de agosto para aderir ao Desenrola 2.0, programa do Governo Federal voltado à regularização de débitos. Após essa data, as negociações deverão ser feitas diretamente com os credores, sem as regras do programa.
»» Leia também: Cata Coisa divulga novo telefone para coleta
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Desenrola 2.0 já movimentou mais de R$ 20 bilhões em acordos e beneficiou mais de 6 milhões de pessoas em todo o país.
Além disso, cerca de 4 milhões de consumidores com dívidas de até R$ 100 tiveram o nome retirado dos cadastros de inadimplentes, enquanto 1,1 milhão conseguiram quitar débitos à vista com descontos de até 80%.
Quem pretende participar deve consultar sua instituição financeira pelos canais oficiais, como aplicativo, internet banking, site ou agência. Especialistas também orientam os consumidores a desconfiarem de mensagens e contatos que prometem facilitar a renegociação mediante pagamento, prática comum em golpes.
Antes de fechar um acordo, é importante avaliar se as parcelas cabem no orçamento para evitar um novo ciclo de endividamento.


COMENTÁRIOS